terça-feira, 26 de outubro de 2010

As Belezas que se escondem na simplicidade

((POR AÇÂO JUDICIAL DE MINHA EX-ESPOSA TODAS AS FOTOS DELA E DE FAMILIARES TIVERAM DE SER REMOVIDAS DO POST- ENTRETANTO AS IDEIAS PRESENTES AQUI SE MANTÈM)

Muitas vezes buscamso a beleza em coisas tão distantes, ocultas, em mulheres inexistentes, em espelhos de perfeição, em automóveis que foram feitos para serem exibidos e não comprados, buscamos a beleza no local exótico isolado que a não ser milhonários chegam, ou ainda, cremos que a beleza não existe nesta terra, é coisa de certa vida vindoura, como no paraíso.

Mas, às vezes, em situações tão simplesmente e corriqueiras, achamos uma beleza muito maior, se conseguirmos "des-cegar" nossos olhos e aceitar ver os presentes que cada segundo de vida nos dá.

Apesar de adorar tirar fotos deste pequenos momentos, e ter uma infinidade de fotos para comentar sobre eles, decidi que, para tratar deste tema, preciso comentar primeiramente uma viagem que fiz, pois foi nesta viagem, em grande parte, que aprendi a ver a intensa beleza das coisas que pareciam escondidas embaixo do meu nariz.


Tudo começou há uns 6 anos, tinha acabado de casar (fazia 1 ano) e estava eu lado lado da minha maravilhosa esposa,



Em uma linda praia do Rio de Janeiro, visitando meu pai, quando recebi uma "bomba" que me deixou baqueado. Abraçada em mim, vendo o mar, ela me solta: "meus irmãos nunca viram o mar azul" ... pronto, a partir daquele momento decidimos, assim que chegássemos em São Paulo de novo, iríamos dar um jeito de fazer uma viagem de família e levar os meus cunhados para ver o mar azul.

O local escolhido, Ilha Bela (novo nome da antiga Ilha Bela da Princesa ou da Ilha de São Sebastião)



Tudo marcado, passagens de ônibus, balsa, hotel reservado, fomos:

No começo do caminho, decepção. A primeira praia, assim que se chega (a praia da balsa) é horrível! O pousada nos enganou (na foto tinha piscina, e encomendamos um quarto para quatro pessoas, na hora a piscina só o dono podia usar e o quarto era pra quatro considerando que dois dormiriam no sofá. A "cozinha" incluída na diária não tinha fogão!!! A TV estava incluída, só não tinha antena)

E pra piorar, o dia feio, a dívida já estava feita, bater boca com o dono da pousada era em vão, o depósito tinha sido antecipado, e um temporal vem para abalar de vez os ânimos, tínhamos uma semana inteira pela frente, em baixo de chuva, em um lugar que parecia ser o oposto de tudo o que eu queria (que era cumprir o sonho de mostrar o mar azul a eles)

Foi então que vi:


Como quem não quer nada, algumas gotas de água estavam pousadas em uma folha no canteiro ao lado da pousada. Não sei explicar o motivo pelo qual aquela gota me chamou a atenção, mas fiquei eu lá, irritadíssimo que a situação, mas olhando aquela gota de água, que não se decidia se escorria e permanecia fixa, que refletia o céu, ainda escuro.
Aquela pequena gotinha, por algum motivo inspirava esperança. Decidi (decidimos) que, já que estávamos presos lá, iríamos, a todo custo, descobrir todas as belezas que aquele local pudesse nos oferecer, com mar azul ou não.



Começaram então as pequenas coisas ... como meras formigas se reorganizando após a chuva ... você já parou para prestar atenção em como as formigas conseguem ser fantásticas? Cada uma em seu canto cumprindo uma função diferente, quase que por mágica elas se entendem e na correria delas a organização de faz,


Pequenos carangueijinhos fazendo suas tocas de novo, o que parecia uma poça de lama se mostrava muito mais vivo, um mundo inteiro e novo para se descobrir.

E foi assim pelos outros dias,



Após um longo dia de caminhada, a beleza de um copo de água ridículamente gelado, com aquelas gotinhas embaçando o vidro, aquela água que você sabia que ia matar a sede da alma,


Um padro de comida com uma folha de alface decorando, quase um quadro esculpido em um pedaço de peito de frango frito.



E Ilha Bela parecia ser o perfeito lugar para ajudar a inspirar essa beleza além da praia, que nem podíamos imaginar encontrar .... descultores que trabalham pedaços de metais retorcidos fazendo fantásticas obras de arte,



Como se, antes da viagem o artista já tivesse imaginado o que se passava pela cabeça, a necessidade de ir além do olhar, além da mente, de se mesclar com a beleza que lhe envolve.


Pequenas pedras foram transformadas em tartarugas e sapos,



Os animalzinhos vinham correr pelas árvores para se exibirem para nós


Um peixe recém tirado do mar, lutando por sobreviver, inspirava a reflexão sobre o valor da vida,


Até uma estranha estátua da liberdade anã em cima de um pequeno restaurante nos fazia sentir em pelo centro metropolitano mundial


Ficamos sabendo de uma linda cachoeira que tinha lá ... mas só se chegava de carro, o ônibus mais próximo parava a duas horas de caminhada ... e o ônibus só passava a cada duas horas ... paciência, se não vai ter mar azul com tempo nublado, vamos ver a beleza de cada instante esperando em um ponto de ônibus.



Acontece que o animador ponto de ônibus tinha, isso sim, umas formidas que davam umas picadas que não eram moles não.


Mas a aventura pra conseguir cumprir a trilha, foi lotada de belezas, desde essa poça de lama inacabável, que virou um desafio inesquecível,


A pequenas brincadeiras como "rei da montanha" foram motivando a continuar cada vez mais.

É uma pena que o susto do cachorro selvagem no meio do caminho perseguindo a gente e a cobra que tivemos de pular não apareçam aqui (digamos que com o coração na mão não deu pra lembrar de tirar a foto e aí, quem escuta, acha que é conversa de pescador) ... mas e a beleza da amizade de conseguir pular juntos a cobra (na verdade, esperar ela ir embora pra dar o pulo final apenas)


E enfim, ela estava lá, mais bela do que estaria se não fosse aquele trajeto de desafios


Era água! Era gelada! Era tudo o que precisávamos


E a beleza de simples gotas de água se exibiam a nossos olhos





E pudemos ficar ali observando


Claro, mais do que só observando também


E até o "mico" de deixar a garrava d'água grudada, gerando uma "tatuagem" de propaganda tinha a sua beleza despertada por um dia de desafios em família.



à noite, nada mais simples do que um bom jogo de baralho, mas ali, ao lado do mar, com a trilha sonora daquelas ondas, com a brisa tocando o rosto, não tem como descrever, não era mar azul, mas um grupo de amigos dando risadas após vencer juntos a cachoreira, era indescritível


Claro, uma maravilhosa esposa com blusinha "tomara que caia" ajuda também


Ainda que se tenha de aprender a "dor da derrota" ... mas até na derrota pode haver beleza ....



E assim foram indo os dias, a beleza das crianças brincando junto ao mar,



A beleza dos cunhados brigando junto ao mar,


A beleza dos coqueiros encurvados pelo vento, ainda que suave,


A beleza de um jogo amigável de (sei lá qual o nome deste jogo)


E numa destas voltas de ônibus até a pousada, no acaso, capturei essa foto. Estávamos no banco do ônibus e virei pra tentar tirar a foto da paisagem lá fora, o reflexo de um trabalhor, voltando pra casa, sentado na janela do bando de trás, saiu ... uma foto não planejada, mas que corou a reflexão sobre a beleza.
Vendo o rosto daquele homem que nem sabia que tinha sido fotografado, misturado à paisagem, voltando visivelmente cansado, mas visivelmente reconfortado pela volta pra casa e pela paisagem que escondia seus sonhos ... cada um daqueles rostos, um sonho, uma beleza oculta a ser revelada.


A cada novas picadas das formigas assassinas, mais uma chance de descobrir outras maravilhas da natureza, como deixar a água da chuva acumulada na barraca lavar os pés pra aliviar a dor,


E foi assim que, refletindo,


E dando muita rizada entre amigos


E fazendo poses idiotas fingindo estar plantado no mar,


E vendo mais briga


E entrando na briga



E modéstia a parte, "dando um couro" na briga,


Falando "feliz aniversário" para os amigos que não acompanharam

e que o que parecia antes um pesadelo, agora havia se transformado em uma viagem muito divertida, logada de diversões em todos os cantos.




E quando menos se esperava, no último instante ... sol apareceu!!!
E então, um novo mundo se revelou, um mundo que já havíamos conhecido em detalhes que sob o sol pareceriam invisíveis, mas que agora o sol realçava em uma beleza mais bela,


E bem no dia reservado para o passeio de escuna ... e o nome da escuna: Sonho Meu ... parecia definir bem as nossas emoções ao vermos, nas vésperas de ir embora, o que tínhamos ido ver ... o mar azul



E novas praias se abriram à nossa frente


Cada qual com o seu charme perceptível para quem tivesse o olhar atento


Seja na mansão


Seja na simplicidade .... simplicidade?? Meu Deus, um verdadeiro paraíso (colado em São Paulo)




E mais pose pra foto


Que pode tirar a escuna do rumo (que vergonha!!)


E lá estávamos nós, vitoriosos, deslumbrando a capacidade de enxergar essa bela ... por sinal, falando em beleza, olha só a raridade desta beleza...


Que merece ser vista em 360 graus ...


A "Falsa Cozinha" da pousada não incomodava mais, as mordidas das formigas não doíam mais, havíamos conseguido vencer o desafio.


E quando o sol ia se pondo e o fim do dia chegando, marcando o fim da viagem



E quando a escuna ia se afastando e até um cachorrinho vinha triste dar o seu adeus (ou talvez tenha sido o cheiro do churrasco na escuna, não sei)


A beleza revelada era ainda maior, pq sabíamos que algo havia mudado em nossos corações


Algo havia mudado em nossos lugares


Após pegar a balsa de volta, uma flor, do lado de dentro da balsa, ainda lutava, pra manter a beleza do outro lado da cerca dentro de nossos corações.



Beleza muito exubarantes como as que nos circulavam nos deixam bobos e baqueados ... e só uma foto dessas pra comprovar, eu com meu amigo palitomen azul aí no fundo.

...................

E pra quem gostou das fotos de Ilha Bela e quiser passar por uma viagem de renovação espiritual como a nossa ... aí vão umas dicas:

1 - NÂO FIQUEM NA POUSADA ATIAIA



O dono é um bruto, enganador, ridículo, riu da nossa cara, nos tirou do sério, o site engana sobre tudo o que dá pra imaginar, não vale a pena (apesar do bem que a estadia no lugar nos trouxe)

2 - SE POSSÌVEL, VÀ DE CARRO ... ainda tem umas trilhas bem legais, mas você pode evitar as malditas formigas e horas de espera de ônibus

3 - NA TRILHA, leve repelente e vá de tênis, bota, sei lá

4 - PRESTE ATENÇÂO NOS DETALHES E SE DIVIRTA COM QUEM VOCÊ AMA.

5 - E por incrível que pareça, pode sair mais barato do que você pensa:

Cotação:
Pedágio (saindo de SP) + ou _ R$ 18,00 (ida e volta)
Combustível + ou -   R$ 120,00
Passeio à Cachoreira - DE GRAÇA (Se te venderem pacotes, não aceite, dá pra fazer sozinho)
Escuna Sonho Meu - R$ 60,00 (casal)
Refeição - R$ 80,00 por dia (Tem restaurantes bem em conta, precisa apenas procurar, com esse valor se come muito bem, é possível gastar bem menos)
Diária - média de R$ 80,00

Ou seja, 7 dias, com sua amada, podem sair por mais ou menos R$ 1.200,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário